domingo, 3 de março de 2013

O Aquecimento Global e Seu Efeito em Nossos Rios

Por Heiko Bleher:

    "As últimas notícias na BBC e em outros meios de comunicação mostram imagens dramáticas e vídeos dos maiores desastres do Rio Amazonas na história – não apenas desde 1963, como mencionado em alguns relatórios.

    Há milhões de peixes mortos – provavelmente bilhões. Apenas alguns anos atrás eu assisti mais de dois bilhões de bagres, membros de todas as 10 famílias conhecidas de bagres da Amazônia, durante a migração de desova na região de Tefé, em um trecho do rio com menos de 25 km, que se secou agora.

     O desastre deste ano vê centenas de milhares de pessoas nativas sentado em terra seca, sem acesso à água potável e sem peixe para comer. Mais de 20 milhões de pessoas na Amazônia brasileira depende dessa proteína. Eles mal podem mover-se com suas canoas. Quase todos os barcos importantes estão em terra firme – alguns passaram mais de dois meses na terra do rio como maiores tributários, como o Madeira, Purus, Juruá e estão quase secos.

     No baixo rio Negro, o maior rio de água doce no mundo, pode-se passar a pé por ele. Os milhares dos Recreios, o método de transporte apenas para transportar pessoas e suprimentos para as áreas mais remotas, estão parados na terra seca.

     Quase todas aldeias na Amazônia, exceto aqueles na Amazônia central, estão isolados do resto do mundo. Colecionadores de peixes ornamentais dificilmente podem encontrar peixes e cada vez mais desaparecem ou estão morrendo de fraqueza, devido à falta de alimentos. Isso e o consumo de oxigénio tremendo, vão matar a maioria dos restantes se não houver chuvas nos próximos dias e isto deveria ter começado já.

     Bilhões de larvas de peixes neste momento vão morrer e muitas espécies poderiam se tornar extintas, incluindo alguns que nunca saberemos de sua existência. Como um exemplo de que estamos a perder: apenas durante os últimos 10 anos 687 novas espécies de peixes foram descobertos e descritos na bacia do Amazonas (73 Gymnotiformes, 70 Trichomicteridae , 260 Characidae, 174 Loricariidae, 26 Callichthyidae, Pimelodidae 23, Doradidae 15, Aulopidae 11, Hepapteridae 15 e 20 Cetopsidae) nem mesmo WWF registrou esses números de peixes em seu mais recente relatório da Amazônia. Quantos estamos perdendo entre esses milhões, possivelmente bilhões, de peixes mortos, mostramos? Quanto da biodiversidade?

Por que estamos tendo esta catástrofe inacreditável, essa secura? A mídia afirma o El Niño, o CO2, o contínuo desmatamento na Amazônia e outras regiões. O fato é que o aquecimento global, pelo que eu vi durante a última década, ao fazer a pesquisa em ambientes aquáticos em todo o mundo, aumentou em pelo menos dez vezes e acho que o aquecimento global é 100 vezes pior do que aquilo que é dito.

E não é só o rio Amazonas…

      Acabei de voltar da Índia fazendo a pesquisa em 50 grandes lagos, no Noroeste – nem um único destes tinha uma gota de água – mas os mapas de satélite do Google mostram (descobri mais tarde que a data das fotografias são a partir 2003 …)

      O enorme rio Amarelo na China perdeu mais de 30% do seu nível de água nos últimos 10 anos. O planalto do Tibete, e de Pamir, no Topo do Mundo está se transformando em terra deserta, como já aconteceu na Ásia Central, onde o quarto maior lago de água doce da Terra, o Aral com 148 espécies de peixes extintos, secou completamente .

      O maior lago de água doce da África Ocidental, Lac Faguibine com 60 espécies endêmicas, tornou-se história – incluindo seus mais de 40 espécies de ciclídoes que ninguém nunca viu vivo.

      A partir de 10 rios recentemente pesquisados em Angola apenas três tinham água, o outro longo e seco. O centro da Austrália nunca foi o mais seco desde o início dos registros, o Sahara está movendo-se cerca de 50 km ao sul anual, o deserto de Gobi e Karakum estão se expandindo como nunca antes. Devo ir em frente? Eu visitei todos esses lugares (e muitos mais), durante as últimas quatro décadas e todos tiveram a abundância da água com espécies de água doce que vivem neles.

Onde isso vai parar?

      Enquanto Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, deu uma palestra histórica em 01 de novembro de 2010 – por ocasião da 65 ª Sessão da Assembléia Geral da ONU – dizendo que Nagoya (quando a convenção teve lugar), entrou em história como o berço de uma nova era de viver em harmonia com a natureza, a Amazônia está sendo apagada mais rápido do que nunca.

      Eu dirigi recentemente 2500 km através do Mato Grosso, vendo apenas plantações de soja de horizonte a horizonte – quando eu tinha cruzado durante a minha infância, com minha mãe, estava cheia de rios e riachos e mais espessa floresta primária.

      Além disso, o presidente cessante do Brasil deu o sinal verde para 100 usinas hidrelétricas a ser construída na Amazônia – Belo Monte, no Xingu é o único mencionado na mídia. É esta a harmonia com a natureza que está procurando? Além disso, uma vez que tudo se for essas hidrelétricas irão parar de funcionar – como a represa de Balbina, perto de Manaus, o maior desastre ambiental e primeiro na Amazônia, porque depois de terem destruído uma área do tamanho de Luxemburgo, não havia mais água .. .

      Com todos esses fatos, pode haver ainda alguém perguntar por que estamos tendo esta catástrofe ambiental na Amazônia?

      Espero que o homem acorda antes que seja realmente tarde demais …

      Cuide bem de seus peixes no aquário!"
Fonte: PFK England, por Heiko Bleher – Tradução: Edson Rechi 


 Li esse texto postado no Facebook pelo amigo Daniel Alves e resolvi deixá - lo registrado aqui. 


      Ao final do texto, fiquei pensando... devemos cada vez mais manter e aumentar a criação de nossos peixes para contribuir futuramente evitando uma série de extinções, ou estaríamos contribuindo e acelerando esse processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário